terça-feira, 20 de março de 2012

GREVE GERAL a 22 de Março


Foi convocada para dia 22 de Março uma nova Greve Geral. Esta greve não serve apenas para reclamar os direitos dos trabalhadores/as, serve também para defendermos o nosso futuro de todos os ataques da austeridade. 
Por isso, esta greve é para todos e todas! Para dizermos que estamos contra as medidas de austeridade que o governo está a implementar: cortes nos salários e subsídios de férias e natal; aumento do horário de trabalho; diminuição das condições de direito ao subsídio de desemprego, cortes no número de bolsas de estudo e investigação, cortes na Saúde, na Educação e na Cultura. 
Estas medidas só estão a aumentar o desemprego, a precariedade, a pobreza e as desigualdades sociais! 
Dizemos não à austeridade! Sabemos que, para além de esta não ser a única solução, é também a pior!

Só os trabalhadores/as podem parar de trabalhar em sinal de protesto. Mas todos/as nós podemos contribuir para que esta greve tenha o maior impacto possível! O objectivo é mostrar que é a população que faz o país mover. Quando dizemos “Não!” queremos ser ouvidos e ouvidas pelo Governo.


Caso tenhas ou não emprego, podes contribuir para a Greve Geral de várias formas:
  1. Faz deste dia um dia de consumo zero! Se vais a um centro comercial nesse dia é porque vais à espera que lá esteja alguém a trabalhar para te servir, alguém que viu o seu direito à greve violado. Se vais às aulas nesse dia esperas que um professor/a te dê aulas, professor/a esse/a que também foi obrigado/a a trabalhar quando tinha razões e direitos para fazer greve. Não contribuir para o lucro das grandes empresas nesse dia é também contribuir para o impacto da greve.
  2. Junta-te aos piquetes de greve. Os piquetes são muitos importantes para se decidir o impacto da greve. São uma oportunidade para comunicar com os trabalhadores que foram obrigados a trabalhar ou que ainda estão confusos em relação aos motivos da greve. O MaydayLisboa vai participar, juntamente com alguns grupos sindicais e activistas, em alguns dos piquetes que decidirão este dia. Tu podes fazer a diferença, por isso junta-te a nós ou a um grupo sindical para participar num piquete!
  3. Junta-te à manifestação que foi convocada para este dia. É importante sairmos para a rua para deixarmos de estar isolados e para dar corpo e visibilidade à greve. A manifestação é também um ponto de encontro para as pessoas se conhecerem, para se unirem. O MaydayLisboa estará também presente nesta manifestação, que parte do Rossio em direcção a S. Bento. Vamos dar voz a esta greve!
Até onde vais deixar este Governo ir sem protestar?
Podes ter emprego com direitos agora, mas se não lutares, esses direitos poderão deixar de existir. Podes não ter emprego agora, mas quando tiveres vais querer ter um emprego que te garanta segurança e dignidade. Para além disso, é muito provável que tenhas um amigo/a ou familiar cujos direitos no trabalho não estão a ser respeitados. Com os cortes nos salários, muitas pessoas podem deixar de ter dinheiro para pagar os seus estudos ou os dos filhos. Um dia podes estar doente e não ter dinheiro para ir a Hospital ou pagar o tratamento a um familiar. Por tudo isto, é muito importante sermos solidários. Se podes fazer greve, então fá-la por ti e por todos e todas que não podem fazer! 

Tu fazes a diferença! Quer sejas trabalhador/a, precário/a ou não, desempregado/a, estudante, bolseiro/a ou reformado/a, junta-te a este protesto.

A austeridade afecta-nos a todos e todas, e condena as próximas gerações. Não podemos deixar que a desculpa da crise dite o nosso futuro! 

No dia da Greve vamos todos e todas reivindicar uma vida mais digna e com direitos!

Porque a Greve é a nossa maior arma democrática, e também ela pode estar em perigo, vamos usá-la!


Manifestação: dia 22 de Março, 14h30
em frente ao Teatro D. Maria II (Rossio)

Para mais informações sobre a Greve Geral contacta-nos: maydaylisboa@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário